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O que e importante saber para escrever o seu primeiro blogue

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Quem é você e porque decidiu criar um Blog e escrever posts?

Chegou o dia em que decidiu explorar o mundo através de blog e apresentar-se como uma pessoa que escreve tópicos interessantes e partilha os seus conhecimentos e experiência. Pode partilhar as suas experiências de vida, os seus projectos e os seus conhecimentos.

Escreva brevemente sobre si primeiro, apresente-se, dê alguns detalhes sobre a sua vida, apresente-se e dê aos seus leitores uma oportunidade de formar a sua própria impressão sobre si. Partilhando a sua personalidade, constrói confiança com os seus leitores, para que eles se habituem a si como novo escritor.

Seja honesto consigo mesmo e responda à questão de porque começou a fazer blog. Talvez esteja aborrecido com a sua vida e queira divertir-se, ou talvez tenha muito conhecimento e queira partilhá-lo. Muitas pessoas criam um blog para criar um negócio e assim ganhar a vida. O que pretende alcançar com o seu blog e como vê o seu blog dentro de um ano? Atrairá uma audiência que desenvolverá confiança em si ao longo do tempo.

É também aconselhável colocar-se no lugar dos seus futuros leitores e pensar porque é que as pessoas encontrarão, e lerão, os seus artigos. Como irão beneficiar das informações que recebem e como irão os vossos artigos diferir de milhões de outros blog escritos?

Sim, com a abordagem correcta e séria do blogging, pode dizer-se que o blogging é um negócio. Pode não pensar assim no início, mas com o tempo virá a vê-lo, e ficará agradavelmente surpreendido. É aconselhável que o seu primeiro post no blog seja correcto e poderá ver os resultados muito em breve.

A melhor plataforma para o seu blog

Existem dois tipos de plataformas de blogging, pagas e gratuitas. Talvez o primeiro pensamento que lhe vem à mente depois dessas palavras seja criar um blog grátis e depois eventualmente mudar para um pago, mas deixe-me chamar a sua atenção para alguns dos detalhes dessa escolha. Existem sítios web como Blogger, Wix, WordPress.com e outros que lhe oferecem a oportunidade de criar um blogue gratuito, mas existem muitas limitações à criação de blog gratuitos.

O seu blog será alojado num subdomínio como nome.blogspot.com ou nome.wix.com que se torna longo e difícil de ler e lembrar, mas definitivamente não tão curto e fácil de lembrar como nome.pt. Os seus clientes, redes de anúncios e leitores mais importantes não o levarão a sério só porque veem o seu domínio gratuito no blog. E há também muitas limitações à conceção e personalização de um blog gratuito. O seu conteúdo será controlado por esta plataforma gratuita de blogging.

Não há nada que possa fazer se o seu conteúdo ou mesmo todo o seu blog gratuito tiver sido removido porque, por exemplo, alguém alegou ter infringido os direitos de autor. A partir da minha experiência pessoal, posso dar-vos a plataforma Xervers que testei. Em comparação com outras organizações em Portugal, gostei da facilidade de utilização, do serviço de apoio e do sistema de pagamento fácil. Por isso, recomendo que comece o seu blog com a opção paga de utilizar o WordPress.org com o serviço de alojamento web Xervers de confiança.

Passo 1: Onde começar a criar o seu primeiro post no blog

O primeiro passo é sempre um passo para o desconhecido, por isso um pouco de informação não o impedirá de tornar esse passo tão fácil e agradável quanto possível. O primeiro post no blogue não tem de ser fenomenal e certamente não tem de dar a volta ao mundo. Primeiro, o que quer partilhar deve ser do seu interesse primeiro, e se outras pessoas estiverem interessadas no tema, é a base de um tema bem sucedido e vencedor para o seu blogue.

Escolha o seu nicho em todo o oceano da Internet e aprofunde os seus conhecimentos nesta área específica e torne-se um profissional na mesma. Se quiser que os seus primeiros leitores se lembrem de si e continuem a voltar para si depois de ler o seu primeiro artigo, é importante dar esse primeiro passo, ser corajoso e mergulhar neste maravilhoso e interessante mundo dos blogues.

Para começar, tente escrever um artigo por semana, marque um dia no seu calendário e tenha um artigo pronto todos os dias. Tente não apenas escrever o que lhe vier à cabeça, mas criar um plano para o artigo, os passos ou passos em que o seu artigo consistirá. Poderá ter de fazer uma pequena pesquisa e verificar alguns factos. O tempo continua, o mundo está a mudar e tudo à sua volta está a mudar e a evoluir, talvez o que era relevante há meio ano atrás esteja agora um pouco desactualizado.

Escreva uma lista aproximada do título do seu artigo, não pense nisso durante muito tempo, escreva apenas o que lhe vier à cabeça. Então terá tempo e mais informações para corrigir ou acrescentar a essa lista. À medida que escreve, mudará a sua perspectiva sobre alguns dos detalhes e, claro, ganhará mais conhecimentos.

Se estiver a fazer blogs para o seu negócio ou para o seu próprio negócio, certifique-se de que o tópico que escolhe tem procura e potencial de negócio. Isto significa escolher apenas tópicos e ideias que se relacionam com o seu nicho e que podem converter leitores em compradores no processo. Desta forma, obterá excelentes resultados.

Quando surgem dificuldades em escrever uma introdução e demora muito tempo, e por vezes se consegue uma espécie de estupor e não se pode começar a escrever, não se preocupe, pode escrever a introdução no último lugar.

Passo 2: Crie uma manchete atraente para o seu artigo

Na palavra atractivo pode ter pensado em encontrar palavras bonitas recolhidas em livros ou na Internet. Essa pode ser a resposta, mas a sua manchete precisa de ser não só atractiva para os leitores, mas também para os motores de busca. Se os motores de busca não encontraram o seu artigo e não o colocaram nas três primeiras páginas, infelizmente, muitos leitores não poderão ler o seu artigo no qual poderá ter trabalhado durante uma semana.

A sua manchete determina quantas pessoas irão realmente ler o seu blogue. É por isso que é melhor passar um pouco mais de tempo na sua manchete. Por exemplo, se escrever cerca de 20 ou mais ideias de títulos em papel, não as obterá necessariamente todas, pelo que saberá quais nunca publicará e em quais deverá trabalhar.

Por exemplo, manchetes que começam com as palavras “Como…”, “O melhor…” e “Quanto…” podem ser as palavras mais interessantes para os seus leitores. Muitos leitores estão interessados em como conseguir ou aprender algo, ou quanto custa, e claro, o que é melhor.

Quando escrever um post sobre algo que não recomenda fazer ou comprar, tenha cuidado com os seus leitores e ofereça-lhes algo mais em troca. O que recomendaria de bom grado, ou o que poderia substituir o produto por outro de melhor ou mais barato qualidade. Não se esqueça de escrever o que aprendeu com a sua pesquisa pessoal e deve ser preciso, relevante e útil para os seus leitores.

Outro detalhe importante da manchete é que deve reflectir plenamente o significado do seu artigo, o que o artigo oferece e o objectivo do artigo. Um dos exemplos mais eficazes de uma manchete bem concebida, para artigos de blogues, é a adição de um número na manchete, o que dá um sentido intuitivo de ordem e de completude. Por exemplo, o título de um artigo começa com “7 Passos…”, então saberá que após o sétimo ponto o artigo está completo, em vez de continuar por mais 20 páginas.

Pode usar o cabeçalho para destacar um problema ou sugerir uma solução para um problema ou questão. Os leitores podem estar à procura do seu artigo para resolver o seu problema. Ao escolher palavras para a sua manchete, mantenha um equilíbrio. O Headline Analyzer divide as palavras em quatro categorias.

1. geral: estas são palavras frequentemente utilizadas na língua. As palavras são reconhecíveis e fáceis de ler.
2. raras: estas são frases usadas com menos frequência em linguagem corrente. São eficazes para criar intrigas.
3. emotivo: atinge os leitores com sentimentos. Literalmente. Estas palavras estimulam a acção, e visam a emoção.
4. fortes: estas palavras inspiram um sentido de motivação e capacitação.
Escolher palavras e frases “raras” com menos frequência, palavras “comuns” com mais frequência, e acrescentar “emocional” e “forte”.

Usar superlativos positivos para uma acção forte e emocional, palavras como:
– O melhor.
– Sempre
– O mais rápido
– Mais fácil
– O maior
– O mais barato
– Mais acessível
– Sempre
– Perfeito
– Fabuloso
– Brilhante
– etc.
Usar superlativo negativo. Títulos com um grau superlativo negativo trabalham em +30% em comparação com títulos com um grau superlativo positivo.
– Nunca
– Pior
– Nenhum
– Nada
– Não de forma alguma
– Nem pensar
– Sem chance
– Parar
– Evite
– Proibir
– etc.
Os leitores tendem a perceber apenas as três primeiras palavras de uma manchete, por isso prestem atenção a este facto. Manter a sua manchete não mais do que seis palavras ajudará os leitores a processar facilmente, e reduzirá o custo da interacção que vem com a compreensão do significado. Se não conseguir limitar a sua manchete a seis palavras, tenha em mente que são as primeiras e últimas palavras que terão o maior significado.

Passo 3: Escreva um post ou rascunho para o seu primeiro blog

Agora é o momento de pensar na estrutura do seu primeiro posto. Em que consistirá o posto e que manchetes interessantes pretende colocar nele. Com base nestas rubricas, pode começar a escrever o seu primeiro rascunho.

Esboce alguns subtítulos, ponha as suas ideias no papel sobre o tema e estruture-as. Não há necessidade de ser muito específico sobre cada termo nesta fase. Pense na estrutura que criou como base para o seu posto. Escreva os tópicos sobre os quais quer falar, depois preencha os subtópicos para cada item, depois nomeie cada um dos itens.

Nesta fase, deve apenas escrever o que lhe vier à cabeça e tentar evitar ser pouco sentimental na sua escrita. Dê a si próprio liberdade e não se corrija enquanto escreve. Não retrabalhe constantemente a estrutura para a melhorar, e certamente não reescreva a mesma frase dez vezes só porque é demasiado longa ou difícil de ler.

Saiba que é apenas um rascunho, é apenas um começo e continue a escrever, especialmente quando os seus pensamentos estão a fluir livremente. Mais tarde, terá muito tempo para corrigir onde for necessário, mas os seus pensamentos deixarão de fluir se tentar escrever conteúdo perfeito. Não critique a si próprio, cada palavra que escreve, cada frase é o caminho para um blog de qualidade. Agora, nesta fase, seja paciente e vá em frente, mais tarde pode dar a si próprio a atenção necessária para melhorar o seu texto.

Uma vez escrito o rascunho, releia-o e corrija os erros óbvios. Por exemplo, se de repente se tornar óbvio que a secção sobre si deve preceder a secção sobre as suas actividades, troque-as, e lembre-se também de verificar os erros gramaticais e as más estruturas de frases ao longo do caminho.

Outro instrumento muito interessante no marketing é o modelo AIDA, pode ler aqui o artigo completo sobre o mesmo.
– Chame a atenção do seu leitor
– Gere interesse no seu tópico
– Criar uma necessidade, dizer ao leitor porque precisam dela
– Conduza o seu leitor à acção, com uma chamada à acção.

Passo 4: Faça o seu artigo parecer bem

Neste momento o seu post consiste apenas de texto e links. Para diversificar e melhorar a qualidade do seu artigo, é aconselhável acrescentar algumas imagens. As imagens não são apenas decorações, mas material adicional ao seu blogue, a popularidade do seu artigo pode depender disso.

Há tantas imagens na Internet, que estão divididas em duas categorias, gratuitas e com direitos de autor. Claro que tem muita sorte se tiver as suas próprias imagens, é uma grande vantagem para o seu site, mas e quando não têm, como estar com os direitos de autor. Há muitos sítios onde pode comprar imagens, mas também pode encontrar sítios gratuitos como Pixabay onde pode escolher e descarregar imagens sem direitos de autor.

Inserir imagens que correspondam ao conteúdo do post, parece piroso mas é um facto. Não é desejável inserir uma imagem de um belo cenário de montanha ou uma imagem de um avião num artigo sobre tecnologia moderna. Se não conseguir encontrar uma imagem exacta, pode procurar algo relacionado indirectamente com o assunto. Brincar com o título e combinar a fotografia com ele.

Porque são necessárias imagens num blogue, há várias respostas:
– As imagens ajudam o post a causar impacto e a alegrar a leitura de muito texto
– As imagens criam momentos atractivos quando o assunto é aborrecido
– As imagens ajudam a captar assuntos complexos e abstractos
– As imagens podem esclarecer detalhes individuais

O seu objectivo é trabalhar o seu esboço no resultado final, adicionar mais imagens, e só depois carregá-lo para o WordPress.org.

Passo 5: Feedback

Já considerou que se um ou mais leitores têm uma pergunta ou sugestão para si, como o podem contactar, através de comentários abertos ou por telefone ou e-mail? Por favor tenha cuidado aqui, por vezes pode receber feedback que não é muito agradável e que o pode afectar emocionalmente.

Se alguém lhe dá “conselhos” que apenas destrói o seu trabalho sem oferecer quaisquer alternativas, isto não é uma crítica construtiva. Permanecer calmo e considerar todos os comentários feitos. Ponha de lado o seu ego e tente avaliar objectivamente a opinião da outra pessoa: com a qual concorda, com a qual não está seguro, e com a qual discorda definitivamente.

Não deixe que as opiniões dos outros suprimam as suas próprias opiniões. É extremamente importante obter opiniões diferentes e novas ideias para apoiar o seu trabalho, mas não se esqueça que continua a ser o seu trabalho – não o trabalho de outros “bem intencionados”. Terá de aprender a responder com habilidade e tacto, mas cabe-lhe a si criar aquilo em que acredita, e ao mesmo tempo estar grato por ouvir que há sempre uma forma de melhorar as coisas. Escreva tudo, tire daí as suas próprias conclusões e lições, e depois comece a trabalhar no seu próximo rascunho, incorporando o feedback que recebe.

Passo 6: Depois de completar o primeiro blog escrito

Imagine-se no lugar do seu leitor, lê o artigo até ao fim e depois o quê? Se o texto não for seguido de uma acção, o seu visitante não tem outra escolha senão clicar na cruz vermelha, virar-se e sair. Pense numa interacção com os seus leitores.

Poderia, por exemplo:
– pedir-lhes que comentem um artigo que tenham lido
– link para outros artigos semelhantes no seu site.
– peça-lhes que subscrevam as suas newsletters, e claro que explique como o fazer.
– pode pedir-lhes que leiam a sua página sobre si ou outra página relevante
– pode também pedir-lhes que o sigam nas redes sociais, embora normalmente seja melhor dirigi-los para outro lugar no seu site do que enviá-los de lá.

Passo 7: Escrever mais sem parar

Tente não parar no primeiro artigo que escreve na esperança de receber uma salva de palmas e depois comece a escrever um segundo. Não fique surpreendido se o fizer, mas comece pelo próximo tópico.

Não espere por aplausos, escreva por si próprio e finja que ninguém lê os seus artigos. É como quando se canta debaixo do chuveiro e não se importa quão alto e claro se batem as notas. Dá-lhe a liberdade de não sentir os olhares de outras pessoas a espreitar.

Não se é pago para blog, pode-se desfrutar do material que se escreve. Terá de ser paciente e só depois de algum tempo é que os seus leitores aparecerão. Escreva de forma mais positiva, positiva, posnovatelno e escreva de forma espirituosa, como se partilhasse algo interessante com um amigo. É o seu blogue e só você escolhe o que quer partilhar e o que não quer.

Pode, por exemplo, partilhar tudo o que é relevante para o seu nicho, mas não a sua vida pessoal. Desejo-lhe sucesso neste interessante mundo de informação.