7 passos mais importantes – como escrever o teu Primeiro Blog
Se estás a ler isto, já andas a perguntar-te há algum tempo o que é o blog e porque é que tanta gente o faz. Talvez tenhas muitas ideias e queiras partilhá-las com o mundo ou apenas aquele segmento de pessoas que estão interessadas no produto que vendes.
Quem és tu e porque decidiste criar um blog e escrever publicações?
Chegou o dia em que decidiu explorar o mundo através de primeiro blog e apresentar-se como uma pessoa que escreve tópicos interessantes e partilha os seus conhecimentos e experiência. Pode partilhar as suas experiências de vida, os seus projectos e os seus conhecimentos.
Escreva brevemente sobre si primeiro blog, apresente-se, dê alguns detalhes sobre a sua vida, apresente-se e dê aos seus leitores uma oportunidade de formar a sua própria impressão sobre si. Partilhando a sua personalidade, constrói confiança com os seus leitores, para que eles se habituem a si como novo escritor.
Seja honesto consigo mesmo e responda à questão de porque começou a fazer primeiro blog. Talvez esteja aborrecido com a sua vida e queira divertir-se, ou talvez tenha muito conhecimento e queira partilhá-lo. Muitas pessoas criam um primeiro blog para criar um negócio e assim ganhar a vida. O que pretende alcançar com o seu primeiro blog e como vê o seu blog dentro de um ano? Atrairá uma audiência que desenvolverá confiança em si ao longo do tempo.
É também aconselhável colocar-se no lugar dos seus futuros leitores e pensar porque é que as pessoas encontrarão, e lerão, os seus artigos. Como irão beneficiar das informações que recebem e como irão os vossos artigos diferir de milhões de outros blog escritos?
Sim, com a abordagem correcta e séria do blogging, pode dizer-se que o blogging é um negócio. Pode não pensar assim no início, mas com o tempo virá a vê-lo, e ficará agradavelmente surpreendido. É aconselhável que o seu primeiro post no blog seja correcto e poderá ver os resultados muito em breve.
A melhor plataforma para o teu primeiro blog
Existem dois tipos de plataformas de blogs: as gratuitas e pagas. Talvez o primeiro pensamento que te vem à cabeça, depois destas palavras, é criar um blog gratuito e depois, eventualmente, mudar para um pago, mas deixa-me chamar a tua atenção para alguns dos detalhes dessa escolha. Existem sites como Blogger, Wix, WordPress.com e outros que te oferecem a oportunidade de criar um blog gratuito, mas existem muitas limitações para criar blog gratuito.
O teu blog será hospedado num subdomínio como nome.blogspot.com ou nome.wix.com que se torna longo e difícil de ler e lembrar, mas definitivamente não tão curto e fácil de lembrar como nome.pt. Os teus clientes, redes de anúncios e leitores de topo não o levarão a sério só porque vêm o teu domínio gratuito no blog. E também há muitas limitações ao design e personalização de um primeiro blog gratuito. O seu conteúdo será controlado por esta plataforma de blogs gratuito.
Não há nada que possas fazer se o teu conteúdo ou até mesmo todo o teu blog gratuito foi removido porque, por exemplo, alguém alegou ter infringido os direitos de autor. Pela minha experiência pessoal, posso facultar a plataforma Xervers que testei. Em comparação com outras organizações em Portugal, gostei da facilidade de utilização, do serviço de apoio e do sistema de pagamentos fáceis. Por isso, recomendo que inicies o teu blog com a opção paga de utilizar WordPress.org com o serviço de hospedagem web confiável Xervers .
Passo 1: Onde começar a criar o teu primeiro post de blog
Escolhe o teu nicho através do oceano, a partir da Internet e aprofunda os teus conhecimentos nesta área específica e torna te um profissional nele. Se queres que os teus primeiros leitores se lembrem de ti e continuem a voltar para ti depois de ler o teu primeiro artigo, é importante dar esse primeiro passo, seres corajoso e mergulhar neste maravilhoso e interessante mundo de blogs.
Para começar, tenta escrever um artigo por semana, marca um dia no teu calendário, e tem um artigo pronto todos os dias. Tenta não só escrever o que vier à mente, mas criar um plano para o artigo, de passo a passos para que o teu artigo será composto. Talvez precises de pesquisar um pouco e verificar alguns factos. O tempo passa, o mundo está a mudar e tudo à tua volta está a mudar e a evoluir, talvez o que era relevante há meio ano esteja agora um pouco fora de data.
Escreve uma lista aproximada do título do teu artigo, não penses nisso por muito tempo, escreva apenas o que vier à mente. Então terás tempo e mais informações para corrigir ou adicionar a essa lista. À medida que escreves, mudarás a tua perspetiva sobre alguns detalhes e, claro, ganharás mais conhecimento.
Quer estejas a blogar para o teu negócio, ou para o teu próprio negócio, certifica-te de que o tópico que escolhes tem procura e potencial de negócio. Isto significa escolher apenas tópicos e ideias que se relacionam com o seu nicho e que possam converter os leitores em compradores no processo. Desta forma terás excelentes resultados.
Quando surgem dificuldades na escrita de uma introdução e demoras muito tempo, e às vezes temos uma espécie de bloqueio e não conseguimos começar a escrever, não te preocupes, podes escrever a introdução em último lugar.
Passo 2: Criar uma manchete atraente para o seu artigo
A tua manchete determina quantas pessoas vão realmente ler o teu blog. É por isso que é melhor passares um pouco mais de tempo na tua manchete. Por exemplo, se escreveres cerca de 20 ou mais ideias de títulos de papel, não as terás necessariamente todas, por isso saberás quais nunca publicarás e quais serão as que vais trabalhar.
Por exemplo, manchetes que começam com as palavras “Como…”, “O melhor…” e “Quanto…” podem ser as palavras mais interessantes para os seus leitores. Muitos leitores estão interessados em como alcançar ou aprender algo, ou quanto custa, e, claro, o que é melhor.
Ao escreveres uma publicação sobre algo que não recomendas fazer ou comprar, tem atenção com os seus leitores e oferece lhes outra coisa em troca. O que recomendarias de bom grado, ou o que poderias substituir o produto por outro melhor ou mais barato. Não te esqueças de escrever o que aprendes-te com a tua pesquisa pessoal e deves ser preciso, relevante e útil para os teus leitores.
Outro detalhe importante da manchete é que deve refletir plenamente o significado do teu artigo, o que o artigo oferece e o propósito do artigo. Um dos exemplos mais eficazes de uma manchete bem desenhada para artigos de primeiro blog é a adição de um número de manchete, que dá um sentido intuitivo de ordem e completude. Por exemplo, o título de um artigo começa com “7 Passos…”, então saberás que após o sétimo ponto o artigo está completo, em vez de continuar por mais 20 páginas.
Podes utilizar o cabeçalho para realçar um problema ou sugerir uma solução para um problema. Os leitores podem estar à procura do teu artigo para resolver o seu problema. Ao escolher palavras para a sua manchete, mantem o equilíbrio. O Headline Analyzer divide as palavras em quatro categorias.
1. Geral: estas são palavras frequentemente utilizadas na língua. As palavras são reconhecíveis e fáceis de ler.
2. frases usadas menos frequentemente na linguagem quotidiana. São eficazes para criar intrigas.
3. emocional: atinge os leitores com sentimentos. Literalmente, sim. Estas palavras estimulam a ação, e visam a emoção.
4. estas palavras inspiram uma sensação de motivação e empoderamento. Escolhe palavras e frases “raras” com menos frequência, palavras “comuns” com mais frequência, e adiciona “emocional” e “forte”.
Usa superlativos positivos :
Para uma ação forte e emocional, palavras como: – O melhor.- Sempre- O mais rápido- O maior- O mais barato- Mais acessível- Sempre- Perfeito- Fabuloso- Brilhante- etc.
Usa superlativo negativo:
Ligações com um grau superlativo negativo funcionam em +30% em comparação com títulos com um grau superlativo positivo.- Nunca- Pior- Nada- Nem maneira- Parar- Evitar- Proibir, etc.
Os leitores tendem a entender apenas as três primeiras palavras de uma manchete, por isso prestem atenção a este facto. Manter a tua manchete não mais do que seis palavras ajudará os leitores a processar facilmente, e reduzir o custo de interação que vem com a compreensão do significado. Se não consegues limitar a tua manchete a seis palavras, lembra-te que estas são as primeiras e últimas palavras que terão mais significado.
Passo 3: Escreve um post ou rascunho para o teu primeiro blog
Agora é a hora de pensares na estrutura do teu primeiro blog. O que será composto pelo post e que manchetes interessantes queres colocar nele. Com base nestas rubricas, podes começar a escrever o teu primeiro rascunho. Esboça algumas legendas, coloca as tuas ideias no papel sobre o tema, e estuda as mesmas . Não há necessidade de ser muito específico sobre cada termo nesta fase. Pensa na estrutura que crias-te como base para o teu posto. Escreve os tópicos de que pretendes falar, depois preenche os subtópicos para cada item e, em seguida, nomeia cada um dos itens.
Nesta fase, deves escrever o que te vier à mente e tentar evitar seres pouco sentimental na tua escrita. Dá-te liberdade e não te corrijas enquanto escreves. Não reescrevas constantemente a estrutura para a melhorar, e certamente não reescrevas a mesma frase dez vezes só porque é demasiado longa ou difícil de ler.
Sabes que é apenas um rascunho, é apenas um começo e continua a escrever, especialmente quando os teus pensamentos estão fluindo livremente. Mais tarde, terás muito tempo para corrigir onde é necessário, mas os teus pensamentos vão parar de fluir se tentares escrever conteúdo perfeito. Não te critiques, cada palavra que escreves, cada frase é o caminho para um blog de qualidade. Agora, nesta fase, tem paciência e vai em frente, mais tarde podes dar a ti mesmo a atenção que precisas para melhorar o teu texto.
Uma vez escrito o projeto, relê e corrige os erros óbvios. Por exemplo, se de repente se tornar óbvio que a secção sobre ti deve preceder á secção sobre as tuas atividades, alterá- las e também lembrares-te de verificar os erros gramaticais e as estruturas de frases erradas ao longo do caminho.
Outra ferramenta muito interessante no marketing é o modelo AIDA, podes ler aqui o artigo completo sobre o mesmo.
– Obtém a atenção do teu leitor.
– Gera interesse no teu tópico.
– Cria uma necessidade, diz ao leitor por que precisa.
– Leva o teu leitor à ação, com uma chamada à ação.
Passo 4: Faça o seu artigo parecer bem
Neste ponto o teu post consiste apenas em texto e links. Para diversificar e melhorar a qualidade do teu artigo, é aconselhável adicionar algumas imagens. As imagens não são apenas decorações, mas material adicional para o teu primeiro blog, a popularidade do teu primeiro blog pode depender disso.
Há tantas imagens na Internet, que são divididas em duas categorias, gratuitas e com direitos de autor. Claro que tens muita sorte se tiveres as tuas próprias imagens, é uma grande vantagem para o teu site, mas quando não tem, irão ter direitos autorais. Existem muitos lugares onde tu podes comprar imagens, mas também podes encontrar sites gratuitos como Pixabay onde podes escolher e baixar imagens sem direitos de autor.
Insere imagens que correspondam ao conteúdo do primeiro blog, parece piroso, mas é um facto. Não é desejável inserir uma imagem de uma bela paisagem de montanha ou uma imagem de um avião num artigo sobre tecnologia moderna. Se não encontrares uma imagem exata, podes procurar algo indiretamente relacionado com o assunto. Brinca com o título e combina a fotografia com ele.
Como as imagens são necessárias num blogue, existem várias respostas: – Imagens ajudam a publicação a causar impacto e a alegrar a leitura de muitos textos: As imagens criam momentos atrativos quando o assunto é aborrecido. As imagens ajudam a capturar temas complexos e abstratos, as imagens podem esclarecer detalhes individuais.
O teu objetivo é trabalhar o seu esboço no resultado final, adicionar mais imagens e, em seguida, carregá-lo para o WordPress.org.
Passo 5: Feedback
Se alguém te dá "conselhos" que apenas destrói o teu trabalho sem oferecer alternativas, isso não é uma crítica construtiva. Mantem a calma e considera todos os comentários feitos. Deixa de lado o teu ego e tenta avaliar objetivamente a opinião da outra pessoa: com quem concordas, com a qual não tens a certeza, e com a qual definitivamente discorda.
Não deixes que as opiniões dos outros suprimam as tuas opiniões. É extremamente importante obter opiniões e ideias diferentes para apoiar o teu trabalho, mas não te esqueças que continua a ser o teu trabalho – e não o trabalho de outros "bem- intencionados". Terás de aprender a responder com habilidade e tato, mas cabe a ti criar aquilo em que acreditas e, ao mesmo tempo, estar grato por saberes que há sempre uma
maneira de melhorar as coisas. Escreve tudo, tira as tuas próprias conclusões e lições e começa a trabalhar no teu próximo rascunho incorporando o feedback que recebes-te .
Passo 6: Depois de completar o primeiro blog escrito
Imagina-te no lugar do teu leitor, lê o artigo até ao fim e depois? Se o texto não for seguido por uma ação, o teu visitante não tem escolha a não ser clicar na cruz vermelha, virar-se e sair. Pensa numa interação com os teus leitores.
Podes, por exemplo: – pedir-lhes para comentarem um artigo que leram, link para outros artigos semelhantes no teu site. Pedir-lhes para subscreverem as suas newsletters e, claro, explicar como fazê-lo. Podes pedir-lhes para lerem a tua página sobre ti ou sobre outra página relevante, podendo também pedir-lhes que te sigam nas redes sociais, embora seja normal direcioná-los para outro lado do teu site do que enviá-los a partir daí.
Passo 7: Escreve mais sem parar
Tenta não parar no primeiro blog que escreves na esperança de receber uma salva de palmas e depois começas a escrever um segundo. Não te surpreendas se o fizeres, mas começa com o próximo tópico.
Não esperes por aplausos, escreve para ti mesmo e finge que ninguém lê os teus artigos. É como quando cantas no duche e não te importas com o barulho e a desafinação que tens nas notas. Dá-te a liberdade de não sentires os olhos dos outros a espreitar. Se não for pago o blog, podes desfrutar do material que escreves. Terás que ser paciente, e só depois de um tempo os teus leitores vão aparecer. Escreve de uma forma mais positiva, positiva, escreve de forma espirituosa, como se partilhasses algo interessante com um amigo. É o teu blog e só escolhes o que tu queres partilhar e o que não queres.
Podes, por exemplo, partilhar tudo o que é relevante para o seu nicho, mas não a tua vida pessoal. Desejo-te sucesso neste interessante mundo de informação.